quarta-feira, 27 de novembro de 2013

O que são transgênicos ?


Por: Raissa Sayumy
Com o avanço da biotecnologia, vários estudos têm demonstrado avanços significativos na manipulação de material genético de plantas. A ciência dos transgênicos está em pleno desenvolvimento..
Os alimentos são modificados com o objetivo de conseguir melhorar a qualidade do produto. Os genes das plantas e dos parasitas são manipulados e muitas vezes combinados. Os organismos geneticamente modificados, depois da fase laboratorial, são implantados na agricultura.
Na agricultura, por exemplo, uma técnica muito utilizada é a introdução de gene inseticida em plantas. Desta forma consegue-se que a própria planta possa produzir resistências a determinadas doenças da lavoura.
Como saber se um produto é transgênico?












Atualmente encontramos diversos alimentos com matéria prima à base de transgênicos e desde 2003 existe no Brasil o decreto de rotulagem (4680/2003), que obrigou empresas da área da alimentação, produtores, e quem mais trabalha com venda de alimentos, a identificarem, com um “T” preto, sobre um triangulo amarelo, o alimento com mais de 1% de matéria-prima transgênica.
A leitura de rótulos é muito importante para identificar alimentos com o menor índice de aditivos químicos preservando nossa saúde e também perceber se na embalagem existe o selo de identificação de transgênicos, que muitas vezes está bem pequeno e no cantinho.
Uma alimentação orgânica certificada ainda é o que podemos fazer de melhor para fugir dos transgênicos, agrotóxicos, promotores de crescimento e aditivos químicos.




A rotulagem de produtos transgênicos é um direito básico dos consumidores. Todos nós temos o pleno direito de saber o que consumimos.







Texto principal encontrado em <http://www.coletivoverde.com.br/rotulacao-transgenicos/>.

4 comentários:

  1. Quando for ao supermercado ficarei mais atento, valeu !

    ResponderExcluir
  2. A maioria das rações para cachorro, até aqueles chicletes de caixinha são transgênicos.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, o meu cachorro veem comendo esses tipos de produtos. Obrigado pela informação.

    ResponderExcluir