sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Banana: A fruta dos atletas

Por: Sarah Caroline
Alguns historiadores suspeitam que a banana seja a fruta mais antiga do planeta. Sua origem mais provável é o Sudeste Asiático. Pelas mãos dos romanos, a exótica novidade chegou à Europa no século 1 a.C. No Brasil, aportou junto com a bagagem dos portugueses, embora haja relatos de espécies nativas por aqui. O fato é que a fruta se adaptou ao clima, ao solo e ao paladar do brasileiro, que consome 27 quilos de banana por ano, 16 a mais que a média mundial. Difícil é dizer qual tipo é o mais saudável. "O valor nutritivo varia ligeiramente para cada espécie, mas todas as bananas têm características semelhantes.
São frutas muito energéticas, com baixo teor de gordura e ricas em carboidratos, em vitaminas A, B1, B2, C e em vários minerais", afirma a nutricionista Ana Catarina Perez Dias, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). O amido que a fruta possui fornece energia prolongada para os atletas, enquanto os altos teores de potássio evitam cãibras. "Sem falar que as bananas são fontes de fibras solúveis, substâncias importantes para diminuir o nível de colesterol no sangue e prevenir o câncer intestinal", diz Ana Catarina. Não é à toa que a banana é a fruta mais popular do mundo. A produção anual de 70 milhões de toneladas concentra-se na região tropical do planeta e o Brasil é o terceiro produtor, atrás de Índia e Equador.

Conheça alguns males amenizados pelo consumo da banana:
De bem com a vida: a banana contém uma proteína que é convertida pelo organismo em serotonina, substância que ajuda a relaxar e melhora o humor.
Naqueles dias: Ela diminui os sintomas da TPM pois regula os hormônios e reduz a irritação.
Xô Gordurinha: As fibras presentes na fruta reduzem o LDL, o famoso colesterol ruim.
Sem enjoo: A banana diminui os sintomas de queimação e funciona como um antiácido natural.
Mais ferro: A fruta é excelente no combate a anemia, pois contém altos níveis de ferro, que estimulam a produção de hemoglobinas.
Menos dores: Rica em potássio, ela fortalece os músculos e diminui a incidência de cãibras.
Nos esportes: A banana é a fruta preferida dos atletas, segundo nutricionista Ana Catarina Perez pelo fato da rotina de treinos ser  pesada, e a perda de calorias  enorme. Para recuperar as energias ainda durante as atividades, muitos atletas  fazem uso da fruta.  

Haja banana! 


















Oscar Schmidt : O memorável Oscar Schmidt comia 150 bananas por semanas, para suportar a rotina dos treinos. 


  A seleção de vôlei masculina : Os jogadores consomem no mínimo duas dúzias de banana para recuperar as energias ainda durante as atividades. 


Novak Djokovic : Uma das maiores estrelas do tênis, atribui a banana sua brilhante performance durante os treinos e até mesmo nas competições. 



7 comentários:

  1. Boa dica para atletas, começarei a alimentar me mais com bananas.

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o post .. Acho até que vou começa a comer mais banana , para ver se eu melhoro no volei...rs

    ResponderExcluir
  3. Eu já sou atleta, caminho 5 vezes por semana, e no fim de semana ainda bato uma bolinha.

    ResponderExcluir
  4. Tem jeito não Samara kkkk, vc consegue ! É isso aí Daniel, não podemos ficar parados o/

    ResponderExcluir
  5. Achei muito bom em especial esse post. Não sabia que evitava câimbras. É uma boa dica! E parabéns pelo site.

    ResponderExcluir