sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Maçã: Uma aliada para os neurônios necessitados

Por: Sarah Caroline
Hello people ! Bem essa semana vamos falar sobre uma fruta muito comum em nossas casas, a maçã. Ela linda, vermelha, macia, e ainda tem a historinha da Branca de neve. Mas o que muitas pessoas não sabem que essa it fruta é ótima para a nossa memória. 
"Estudos  sugerem que comer maçã e tomar o seu suco, pode proteger o cérebro dos efeitos do estresse oxidativo - e que nós deveríamos ingerir alimentos ricos em antioxidantes", observa o principal pesquisador Thomas B. Shea, Ph.D., diretor da University of Massachusetts Lowell's Center for Cellular Neurobiology and Neurodegeneration Research.
Usando um protocolo animal, Shea e seus colegas de pesquisa avaliaram se o consumo de suco de maçã protegia contra danos cerebrais oxidativos em camundongos em envelhecimento, danos que podem levar à perda de memória. "Essas novas descobertas mostram que existe algo na maçã que protege as células cerebrais no envelhecimento normal, muito semelhante à proteção observada anteriormente contra sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer", disse Shea.


Os pesquisadores avaliaram camundongos adultos e velhos usando uma dieta padrão, uma dieta deficiente em nutrientes e uma dieta deficiente em nutrientes suplementada com suco de maçã.
Embora os camundongos adultos não tenham sido afetados negativamente pelas dietas deficientes, os camundongos velhos foram, o que é consistente com o envelhecimento normal devido à neuro degeneração oxidativa. O efeito na cognição entre os camundongos envelhecidos foi medido por meio de testes de labirinto seguidos por exames do tecido cerebral. Os camundongos velhos que consumiram dietas suplementadas com suco de maçã tiveram melhor desempenho nos testes de labirinto e todos tinham menos danos cerebrais oxidativos do que aqueles na dieta padrão.
A suplementação com suco de maçã protegeu completamente os camundongos velhos do estresse oxidativo causado pela dieta deficiente de nutrientes. Além disso, resultou em acuidade mental maior quando os camundongos envelhecidos consumiram o equivalente a 2-3 xícaras de suco, ou seja, aproximadamente de 2-4 maçãs por dia. "Acreditamos que este efeito seja devido aos altos níveis de antioxidantes presentes na maçã", afirma Shea.
Bem, já vi que terei de comer muitas maçãs, ainda mais nas semanas de provas. Espero que a maçã ajude nos a enfrentar essas semanas crazy.

Memória de elefante





Gisele Bündchen ,  top brasileira come a maçã para previne se do cansaço mental.





Angelina Jolie, essa musa utiliza a fruta para evitar a falta de memória.






Texto principal encontrado em : <emedix.uol.com.br/not/not2006/06jan24neu-alz-arm-maca.php>



7 comentários: