segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Ressaca, Especial Fim de Ano

Por: Sarah Caroline
Adoro Fim de Ano, pessoas felizes, bastante comida (praticando o pecado da gula, falo mesmo que não sou baú, kkk), Papai Noel, especial Roberto Carlos (adorooo) e a Globo exibindo filmes bons (oro pelos filmes do Johnny Depp, Tom Cruise, lindos). Enfim, é nessa ocasião que muita gente passa dos limites, aproveitam até ficarem totalmente esgotadas, e por isso que escolhi uma fruta para amenizar a resseca desses dias e torná- los mais felizes ao lado de seus amados/amadas (no meu caso a minha televisão, divaaa).
Essa fruta é a melancia, uma planta rasteira originária da África e alguns estudos presumem que de uma região árida - o deserto Kalahari - que se estende por sete países africanos. Seu fruto, suculento, é bastante apreciado, sobretudo nos países tropicais, pois é rica em água e refrescante.
A fruta possui baixa caloria e contribui com diversos benefícios a saúde, os quais ajudam a fruta manter toda sua popularidade entre os nutricionistas e outros profissionais da saúde alimentar, e por consequência, entre os consumidores.
O maior produtor mundial de melancia é a China, o país recebeu o produto das expedições a cerca de dez séculos atrás. O fruto se espalhou pelo mundo graças as etnias viajantes e mercadores, chegando à Europa no século XIII.
Como a maioria das frutas, a melancia possui diversas variedades, são conhecidas pelo menos 300 variações da planta, entre as quais as mais conhecidas são: com semente, sem semente, mini (baby), amarela e vermelha. As melancias sem semente são uma variação criada pela interferência humana no cultivo, tendo por base a genética, que se iniciou nos anos 60.
E ela ameniza a ressaca ?
A fruta é rica em vitaminas B1 e B2, boas para o bom funcionamento do sistema nervo, além de favorecer o metabolismo de açucares e gorduras, vitamina A, uma das mais importantes, que é responsável, principalmente, pelo bem estar da visão e vitamina C, muito importante para a produção de colágeno que dá fibras de sustentação aos ossos, pele e músculos. Também são encontrados, na melancia, fósforo, ferro e cálcio, minerais importantes para todos os sistemas do corpo humano.
Segundo estudos, a melancia é diurética, ela funciona como um agente de limpeza para o estômago e intestino, ajudando na desintoxicação do organismo, sendo receitada por nutricionistas em dietas especiais, até mesmo como o principal alimento desintoxicante. Sua alta concentração de potássio e antioxidantes ajuda na limpeza dos rins. E, é assim que essa fruta alivia o mal estar desses dias de pé na jaca.

Texto principal em : revistaepoca.globo.com

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Pera ao vinho é sobremesa nutritiva

Por: Samara Claudia
A fruta é rica em fibras, vitaminas e minerais, enquanto a bebida estimula o sistema imunológico e reduz o colesterol. Sobremesa é ideal para o ano novo.
Idéia do paraíso - peras tenras, suculentas, escaldadas em um vinho tinto leve e perfumado.



O ano novo vai ficar mais gostoso com uma sobremesa rápida e nutritiva !

Ingredientes:

  • 500 ml de vinho tinto frutado
  • 2-3 colheres de sopa de mel claro 
  • 4 grãos de cardamomo, esmagados 
  • suco e raspa da casca de 1 limão 
  • 1 pauzinho de canela 
  • 1 colher de chá de grãos de pimenta preta 
  • 4 peras maduras, descascadas, com os cabinhos 
  • ramos de hortelã fresca, para decorar


Modo de preparo:
1. Misture o vinho, o mel, o cardamomo, o suco e a raspa da casca do limão, a canela e as sementes de pimenta em uma panela grande, anticorrosiva. Deixe ferver, diminua o fogo e tire a espuma, deixando cozinhar por 5 minutos.
2. Adicione as peras e escalde com cuidado por 10-15 minutos, até ficarem macias. Tire do fogo e deixe esfriar. Coe o líquido usado para o
cozimento e sirva as peras em 4 taças, com um pouco do líquido. Decore cada porção com um ramo de hortelã.

Cada porção contém: Proteínas: 1 g Carboidratos: 23 g Fibras: 3 g Gordura total: 0,5 g Gordura saturada: 0 g Gordura poliinsaturada: 0,5 g Gordura monoinsaturada: 0,5 g Colesterol: 0 mg Sódio: 7 mg.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Dicas de conservação


Por: Darliany Melo 
As frutas maduras devem ser conservadas em ambiente refrigerado.
Quando verdes, devem ser mantidas em temperatura ambiente até atingir o amadurecimento desejado e só depois colocadas no refrigerador. Guarde-as sempre inteiras para evitar perdas do valor nutritivo.
Como preservar o valor nutritivo:

• Antes de comer uma fruta, lave-as bem com água corrente.

• O ideal é ingeri-la ao natural e madura, pois assim nada é perdido de seu valor nutritivo.

• Frutas que forem cortadas pela metade (maçã, pêra, pêssego), permanecem boas se pinceladas com limão na área do corte.

• Para o mamão amadurecer mais rápido faça riscos com uma faca em volta da fruta, no sentido do comprimento, e embrulhe em um jornal.

• Na salada de frutas a banana não ficará escura se você cobrir com suco de limão e açúcar. Não estrague um limão inteiro se você for usar apenas algumas gotas. Faça um furinho com um palito, use o que precisar e tampe com o mesmo palito.

• Para que o caqui amadureça mais depressa, pingue uma gota de vinagre no lugar onde estava o cabo e embrulhe em um jornal.

• Quando usar a metade do abacate, deixe a outra com o caroço. Isso evita que ele se deteriore com rapidez.

• Para conservar a metade do limão que ainda não foi usado, coloque-o num pires com a parte cortada para baixo embebido na água, e leve-o ao refrigerador.

• Com as cascas de maçã, você poderá preparar um agradável chá e também um saboroso refresco. 

Fonte: http://www.sitemedico.com.br
Marli Peçanha – Nutricionista CRN 2 6479

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Pupunha

Por: Rayane Steffane
Finalidade : a madeira é utilizada, pelos índios, para a confecção de arcos e pontas de flechas e pelos civilizados para a confecção de bengalas, coisa que li mas nunca vi (NA). Seus frutos são largamente consumidos após serem fervidos em água e sal. Atualmente está sendo bastante disseminada em todo o Brasil para a retirada do palmito, graças à precocidade da palmeira e qualidade do palmito. 

Finalidade terapêutica : não foram encontrados registros, o que comprova a total falta de pesquisa no Brasil (pode estar sendo utilizada em outros países, digamos, "sócios"), pois o seu caroço deve ter utilidade terapêutica, como o de tantos frutos das palmáceas. 

Curiosidade : após fervida a pupunha, dentro do seu caroço é encontrado um coquinho (coco em miniatura: na realidade é a semente do vegetal), que dizem provocar diarréia mas são bastante apreciados. Para evitar que as crianças comam este coquinho, os adultos de antigamente informavam (muitos inclusive acreditando ser verdade o que foi repassado a eles) que ele "emburrece" os seus consumidores eventuais.

Estudos recentes verificou que a pupunha atua na prevenção do câncer, pois a fruta é uma das maiores fontes de selênio do reino vegetal.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Maçã: Uma aliada para os neurônios necessitados

Por: Sarah Caroline
Hello people ! Bem essa semana vamos falar sobre uma fruta muito comum em nossas casas, a maçã. Ela linda, vermelha, macia, e ainda tem a historinha da Branca de neve. Mas o que muitas pessoas não sabem que essa it fruta é ótima para a nossa memória. 
"Estudos  sugerem que comer maçã e tomar o seu suco, pode proteger o cérebro dos efeitos do estresse oxidativo - e que nós deveríamos ingerir alimentos ricos em antioxidantes", observa o principal pesquisador Thomas B. Shea, Ph.D., diretor da University of Massachusetts Lowell's Center for Cellular Neurobiology and Neurodegeneration Research.
Usando um protocolo animal, Shea e seus colegas de pesquisa avaliaram se o consumo de suco de maçã protegia contra danos cerebrais oxidativos em camundongos em envelhecimento, danos que podem levar à perda de memória. "Essas novas descobertas mostram que existe algo na maçã que protege as células cerebrais no envelhecimento normal, muito semelhante à proteção observada anteriormente contra sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer", disse Shea.


Os pesquisadores avaliaram camundongos adultos e velhos usando uma dieta padrão, uma dieta deficiente em nutrientes e uma dieta deficiente em nutrientes suplementada com suco de maçã.
Embora os camundongos adultos não tenham sido afetados negativamente pelas dietas deficientes, os camundongos velhos foram, o que é consistente com o envelhecimento normal devido à neuro degeneração oxidativa. O efeito na cognição entre os camundongos envelhecidos foi medido por meio de testes de labirinto seguidos por exames do tecido cerebral. Os camundongos velhos que consumiram dietas suplementadas com suco de maçã tiveram melhor desempenho nos testes de labirinto e todos tinham menos danos cerebrais oxidativos do que aqueles na dieta padrão.
A suplementação com suco de maçã protegeu completamente os camundongos velhos do estresse oxidativo causado pela dieta deficiente de nutrientes. Além disso, resultou em acuidade mental maior quando os camundongos envelhecidos consumiram o equivalente a 2-3 xícaras de suco, ou seja, aproximadamente de 2-4 maçãs por dia. "Acreditamos que este efeito seja devido aos altos níveis de antioxidantes presentes na maçã", afirma Shea.
Bem, já vi que terei de comer muitas maçãs, ainda mais nas semanas de provas. Espero que a maçã ajude nos a enfrentar essas semanas crazy.

Memória de elefante





Gisele Bündchen ,  top brasileira come a maçã para previne se do cansaço mental.





Angelina Jolie, essa musa utiliza a fruta para evitar a falta de memória.






Texto principal encontrado em : <emedix.uol.com.br/not/not2006/06jan24neu-alz-arm-maca.php>



domingo, 1 de dezembro de 2013

Abiu: Para os falantes de plantão

Por: Rayane Steffane
Quem aqui não tem a vontade fazer alguém calar a boca por alguns minutos? Imagine fazendo isso de maneira educada e ainda ganhar vários pontos positivos com a (o) falante? É fácil! Simplesmente oferece-a (o) Abiu, sim abiu! O abiu não é nenhuma cola ou algum tipo de tampão bucal. O abiu é um fruto do abieiro, uma árvore da família das Sapotáceas, a mesma família do quixaxá, tutiribá, sapoti, etc. Fruto típico da Região Amazônica possui uma coloração amarelada, forma ovoide e casca lisa. A polpa é mucilaginosa e muito doce, podendo ser consumida in natura ou como geléia. Sua árvore pode chegar a 10m de altura e cresce espontaneamente na Amazônia. Mas, o porquê desta fruta fazer a pessoa fechar a “matraca”?

A casca do abiu libera um leite branco e viscoso que é aderente à boca, fazendo com que a pessoa não consiga abri-la com tanta facilidade, quanto mais falar. Os amazonenses aproveitam a fruta de forma in natura, podendo ser conservada por até uma semana quando refrigerada. A fruta é geralmente consumida junto com margarina ou óleo, não que a ingestão da fruta seja acompanhada com tais. O óleo e a margarina são para diminuir a aderência do leite com a boca e é passado imediatamente depois de consumir a fruta. Entretanto, o abiu não só serve para dificultar o abrir da boca. A fruta combate às afecções das vias respiratórias. É rica em cálcio, fósforo, proteína, gordura e carboidrato.