sexta-feira, 14 de março de 2014

Conservação de frutas

Por: Darliany Melo


  • Banana 



Deve ser conservada em local fresco e seco. Na geladeira ela perde o sabor e se estraga mais rápido.


  • Abacate



Deve ser guardado em local arejado e fresco. Se estiver verde, não convém guardá-lo na geladeira, pois o frio interrompe o processo de maturação. Depois de descascado deve ser imediatamente consumido, pois sua polpa escurece em contato com o ar. Para evitar o escurecimento imediato, passe um pouco de suco de limão na superfície do fruto ou para armazená-lo por um ou dois dias em geladeira, misture nele suco de limão espremido. Quando usar apenas metade, conserve semente no pedaço que for guardado.

  • Abacaxi



A coroa só deve ser retirada no momento do consumo e antes de cortar o abacaxi, lave bem a casca com uma escovinha, mas sem usar detergente ou sabão. Quando madura, deve ser consumida em um ou dois dias caso seja mantida fora da geladeira. Se ainda precisar amadurecer, deixe em temperatura ambiente enrolado em papel.

  • Coco



O fresco, quando fechado conserva-se por dois meses. Depois de aberto deve ser consumido no mesmo dia ou guardado em recipiente tampado por no máximo cinco dias. O ralado fresco deve ser consumido no mesmo dia ou mantido em geladeira por apenas dois dias em saco plástico bem fechado. O seco conserva-se por muito tempo sem se alterar.

  • Goiaba



Como estraga com facilidade, você não pode demorar muito para consumi-la. Antes de guardar, lave e enxugue bem, depois coloque na parte inferior da geladeira.


  • Jabuticaba


Deve ser consumida no mesmo dia da compra, pois estragam com muita facilidade. Para guardar por um ou dois dias, lave, enxugue bem e guarde na gaveta da geladeira.

  • Laranja



Pode ser conservada em local fresco e arejado, fora da geladeira, por até duas semanas.



  • Maçã



Fruta que se conserva bem durante bastante tempo. Pode ser guardada na parte de baixo da geladeira ou em uma fruteira em local ventilado por cerca de três semanas.

  • Mamão



Se o mamão ainda estiver verde, embrulhe-o em folhas de jornal e guarde em lugar fresco e escuro. Se o mamão já estiver maduro, coloque-o na geladeira, o mais distante possível do congelador.


  • Manga



Manter em local fresco e ventilado. Se ainda estiver verde, embrulhe-o em folhas de jornal, assim acelerará o amadurecimento. Depois de madura não deve ser guardada por mais de dois dias. Se for conservar em pedaços, envolva-os em papel filme.

  • Maracujá



Como a casca é grossa, conserva-se durante vários dias na geladeira ou fora dela, desde que o ambiente seja fresco e seco. Se a fruta está amadurecendo guarde-a na gaveta da geladeira, longe do congelador. A polpa pode ser congelada por até seis meses.

  • Melancia



Fora da geladeira se conserva por uma semana, em local fresco e arejado. Depois de cortada, conservarem geladeira, envolvida em papel alumínio ou filme para evitar que absorva o odor de outros alimentos e o ressecamento da fruta.

  • Melão


Deve ser conservado em local fresco e arejado. Se já estiver maduro, guardar em geladeira. Se estiver aberto, cubra com plástico. Para acelerar o amadurecimento, envolva a fruta em uma folha de jornal por um ou dois dias.

  • Morango



Pode ser conservado em geladeira sem lavar por três ou quatro dias. Caso prefira armazenar já devidamente higienizado, que seja em um recipiente fechado. Lave sem retirar o talo e as folhas.


  • Pêra


Conserve em local fresco, seco e arejado, embaladas uma a uma com papel. Evite guardar em geladeira, pois perde parte do sabor e aroma. Também não coloque em sacos plásticos fechados, pois esta fruta libera um gás que acelera o amadurecimento e causa apodrecimento.


Fonte:UOL

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mapati, Uva-da-Amazônia, Imbaúba-mansa, e Uva-da-mata

Por: Rayane Steffane 
   O mapatizeiro nativo da floresta de terra firme da Amazônia Ocidental,  é cultivado nos estados do Acre, Amazonas e Pará e, em alguns municípios de outras regiões do Brasil.

  Fruteira que produz cachos de frutos muito parecidos com os das uvas, porém possui fácil propagação, crescimento rápido e rusticidade contra pragas e doenças, precocidade e boa produtividade.
  

  Os brotos foliares do mapatizeiro quando removidos liberam uma seiva aquosa, a qual é usada na medicina tradicional no combate as enfermidades dos olhos.

  
  São drupas formadas em infrutescências semelhantes aos cachos das uvas, bastante perecíveis após a colheita. 


  A polpa possui textura carnosa-suculenta, porém pouco fibrosa, mas com sabor levemente adocicado e agradável.
Contudo, é rico em carboidratos, fibras e minerais como cálcio, fósforo e potássio. 

  Costumeiramente os frutos são consumidos forma in natura,  apresenta potencial para preparação de doces, frutas em caldas e desidratadas, geleias, sucos e bebidas fermentadas. 
A maturação dos frutos nos cachos ocorre 4 meses após a polinização.

No interior dos frutos existe uma semente de tamanho grande; não toleram o armazenamento e perdem a viabilidade rapidamente; devem ser colocadas para germinar imediatamente após a retirada dos frutos.
(Afonso Rabelo-Engenheiro Florestal)





sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Frutas Secas

Por: Raissa Sayumy
As frutas secas estão aí para mostrar que a natureza também faz coisas boas em embalagens pequenas. Com gorduras, proteínas, vitaminas e minerais, elas ajudam a saúde do corpo, mas precisam ser consumidas com cuidado, para o efeito não ser o contrário. Embora seja uma escolha saudável, as frutas secas podem se tornar prejudicial à saúde se consumidas em excesso ou misturadas com outros ingredientes doces e salgados.
As melhores para a dieta: todas as frutas secas são quase iguais em termos de calorias por grama, e com consumidas moderação, elas são saudáveis para qualquer dieta. "Sua mistura de ômega-3, ácidos graxos, proteínas e fibras vai ajudá-lo a se sentir satisfeito", diz Judy Caplan, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. As que possuem menor taxa de gordura são as amêndoas, pistaches e castanhas.
As melhores para o coração: embora todas as nozes contenham gorduras saudáveis para o coração e Omega-3, elas também possuem grandes quantidades de ácido alfa-linoléico (ALA). Estudos tem sugerido que o ALA pode ajudar a arritmias cardíacas, e uma pesquisa de 2006 sugeriu que as nozes espanholas foram tão eficazes como o azeite na redução da inflamação e oxidação das artérias após uma refeição gordurosa.
As melhores para o cérebro: os amendoins são tecnicamente leguminosos, mas geralmente entram no grupo das nozes. Eles são ricos em folato, um mineral essencial para o desenvolvimento do cérebro que pode proteger contra o declínio cognitivo. Como a maioria das outras nozes, amendoim também é cheio de gorduras saudáveis e vitamina.
As melhores para os homens: as castanhas-do-pará são ricas em selênio, um mineral que pode proteger contra câncer de próstata e outras doenças. Porém, coma com moderação: uma pesquisa recente deu a entender selênio em demasia pode estar ligada ao risco de diabetes tipo 2. Pecans também são boas para a saúde dos homens: elas estão carregadas com beta-sitosterol, que pode ajudar a aliviar os sintomas da hiperplasia prostática benigna (BPH), ou aumento da próstata.
As melhores para a prevenção de doenças: relativamente com baixa em calorias, as amêndoas têm mais cálcio do que qualquer outra fruta seca, o que faz dela um alimento ótimo para a saúde. Além disso, elas são ricas em fibras e vitamina E, um antioxidante que ajuda a combater a inflamação e, possivelmente, o câncer de pulmão e o declínio cognitivo.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Técnicas de processamento de Frutas

Por: Samara Claudia

Etapas do pré-processamento
 As frutas depois de colhidas no campo deverão passar por várias etapas de pré-processamento antes de serem transformadas em produtos. Comumente as etapas do pré-processamento são apresentadas :

- Transporte
O transporte de frutas é uma etapa muito importante, devendo ser realizado no menor prazo possível e com temperatura adequada para não afetar a qualidade dos produtos.

-Pré-lavagem
É feita em água limpa, com objetivo de retirar as sujeiras vindas do campo, como terra, talos, folhas e outros.

-Seleção
É feita em mesas, travessas ou esteiras limpas, em locais bem iluminados.
As frutas são analisadas e selecionadas, separando aquelas que apresentarem defeitos, podridões ou machucados.
Nessa etapa, são retiradas também, as frutas verdes já que estas podem apresentar textura e sabor diferenciados das frutas maduras.
-Lavagem
A lavagem é uma etapa muito importante, pois retira as sujeiras que não foram eliminadas na pré-lavagem e diminui ou elimina os microrganismos presentes. A lavagem de frutas pode ser realizada de várias maneiras.

-Descascamento
O descascamento de frutas pode ser realizado por quatro métodos:
Método manual: realizado com o uso de facas, porém ocasiona muito desperdício; ou por fricção, após pré-tratamento em água quente.
Método mecânico: o descascamento pode ser feito pelo corte da pele, efetuado por meio de um equipamento em que a fruta gira, e a faca, ligeiramente apoiada, elimina a casca de modo mais ou menos regular
Método físico: pode-se empregar calor seco, calor úmido e frio.
Método químico: no descascamento químico são utilizadas substâncias químicas.

-Branqueamento
O branqueamento é realizado geralmente em frutas e vegetais, com a finalidade de:
• Diminuir a quantidade de microrganismos presentes;
• Inativar enzimas (amolecimento, escurecimento da fruta);
• Eliminar odores e sabores desagradáveis de algumas hortaliças;
• Fixar a cor dos vegetais;
• Facilitar o descascamento de frutas.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Deterioração em frutas

Por: Rayane Steffane
Os alimentos de origem vegetal são sensíveis às injúrias mecânicas, que causam estresse, com consequente aumento da produção de etileno e distúrbios relativos a compartimentação celular. 
Também ocorre o aumento na taxa respiratória e na velocidade de deterioração e redução da vida pós-colheita.
O prejuízo na aparência associado às injúrias é importante fator para a redução do valor comercial.
Entretanto, tão ou mais relevante que isto, os danos mecânicos constituem-se na principal via de penetração de agentes patogênicos, que causam deterioração e perda do alimento. 
A composição nutricional de frutos ricos em água, carboidratos, vitaminas, minerais e fibras também são fatores que contribuem para a deterioração, por ação enzimática ou microbiana.
As frutas in natura podem ser contaminadas por meio do ar, água, solo, insetos, aves, répteis, sendo que a deterioração mais comum é a fúngica. Além disso, ação de enzima como polifenoloxidase e peroxidase resulta em escurecimento das frutas. O escurecimento enzimático é uma reação oxidativa que pode ser retardada eliminando-se o oxigênio da superfície danificada do vegetal. Como nem sempre esse controle é eficiente, pois o escurecimento dá-se tão logo o oxigênio seja reincorporado, a adição de agentes químicos, capazes de bloquear as reações são utilizadas. O uso de temperaturas em torno de 70 ºC, a redução de pH e o uso de ácido ascórbico contribuem para minimizar o escurecimento indesejável.
 As espécies de Penicillium são as mais importantes deterioradoras de frutas in natura.
O gênero Alternaria causa o apodrecimento negro de maçãs, frutas cítricas, bananas e abacaxis.
 Morangos podem ser deteriorados pelo bolor Botrytis cinerea, com o aparecimento de uma área acinzentada, devido ao crescimento do micélio do bolor. 
Diversos gêneros de leveduras como Saccharomyces, Hansenula, Pichia, Torulopsis, Candida, Debaromyces e Kloeckera são capazes de fermentar as frutas produzindo odor e sabor indesejáveis. 
A presença de micélio esverdeado, exsudação, odor indesejável e amolecimento consistem em outros tipos de alterações. Dentre os patógenos, a preocupação fica a cargo da E. coli O157:H7, que pode se desenvolver em ambiente com pH abaixo de 4,0. Outros patógenos já descritos em surtos associados ao consumo de frutas foram Salmonella (melão, manga e melancia), Cryptosporidium (maçã), vírus da Hepatite A (moranguinho e framboesa), Penicillium expansum, Penicillium claviforme e Penicillium urticae (micotoxina patulina em maçãs). As polpas de frutas e as frutas desidratadas podem ser deterioradas por bolores, que resultam no aparecimento de pontos coloridos no produto. 
As polpas podem ter um pH variável entre 2,0 e 4,5 e a presença de bolores foi relatada tanto em amostras de sucos como nos equipamentos e resíduos da produção industrial. Para estes alimentos, a manipulação adequada é essencial para prevenir a contaminação por coliformes. 
Os vegetais in natura também podem apresentar microrganismos advindos do solo, da água, dos insetos e dos animais. Fatores como, uso de pesticidas, tipo de técnicas agrícolas (incluindo uso de adubos orgânicos) aplicadas durante o cultivo e a poluição por dejetos humanos ou de animais também afetam o perfil microbiológico de vegetais.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Métodos de conservação: desidratação de frutos

Por: Darliany Melo
Alimentos com alto teor de umidade ou com elevada atividade de água, como frutos, são altamente susceptíveis ao crescimento microbiano, necessitando portanto, de um método para a conservação deste produto, para que este tenha maior durabilidade. Métodos para a conservação dos alimentos existem vários, e dentre eles temos a desidratação.
 A técnica de desidratação consiste na diminuição da umidade do alimento, reduzindo assim a velocidade das reações que ocorrem nos alimentos devido a alta umidade e dos microrganismos presentes. Pode-se listar como vantagem deste método a facilidade de conservação do produto, a redução no peso dos alimentos, economia de energia (pois o produto final não necessita de refrigeração), redução no custo com embalagem e transporte e disponibilidade do produto em qualquer época do ano. Existem diversos tipos de desidratação, dentre elas:


  • Secagem natural: quando tanto o material a secar como o ar se encontram nas condições ambientes; 
  • Desidratação por condução: há o aquecimento direto do material por transmissão de calor por contato direto; 
  • Desidratação por radiação: o aquecimento é feito por meio de radiadores de calor ou lâmpadas infravermelhas colocadas em um secador tipo túnel, por onde o material, geralmente com umidade apenas superficial, passa suspenso por uma corrente transportadora; 
  • Desidratação por congelamento (liofilização): Este método é o mais caro, pois as taxas de secagem são baixas e usa-se o vácuo. A secagem liofilizada é utilizada para desidratar alimentos com dificuldades na secagem convencional, como aqueles que não podem ser aquecidos mesmo com temperaturas amenas, tais como: café, cebola, sopas, frutas e certos produtos do mar. 
  • Desidratação osmótica: redução da umidade através de sua imersão em uma solução desidratante. Este processo provoca a ocorrência de fluxos simultâneos através do tecido celular, como consequência da diferença de pressão osmótica entre a solução e o alimento: um fluxo de água difundindo-se desde o interior do produto até a solução e outro, em direção oposta, do soluto desidratante difundindo-se desde a solução até o produto. 
  • Desidratação por atomização (spray drying): é a operação unitária através da qual o produto líquido é atomizado na corrente de gás quente, e pela rápida vaporização da água é obtido um pó quase que instantaneamente. 
  • Desidratação por convecção: este é um dos métodos mais comuns, onde o calor sensível é transferido para o material por convecção. O agente de secagem (ar pré aquecido) passa sobre ou através do sólido, evaporando a umidade e transportando-a para fora do secador. Dentro da desidratação por convecção, temos a técnica de secagem em camada de espuma. Esta é uma técnica aplicada em alimentos líquidos ou semilíquidos como polpas de frutas ou café. O método consiste na transformação do produto em uma espuma estável através da incorporação a sua estrutura e adição de agentes espumantes. Com isso é possível desidratar alimentos em menor tempo, em baixas temperaturas e o custo para este processo é baixo quando comparado aos outros, como a liofilização. A adição de agentes espumantes torna possível a conservação dos componentes nutricionais e funcionais dos alimentos como vitaminas ou compostos fenólicos, além de obter-se um produto com facilidade de reidratação. São empregados como agentes espumantes os emulsionantes (contribuindo para o aumento da estabilidade das emulsões), os espessantes (possuem a capacidade de aumentar a viscosidade de emulsões, soluções e suspensões) e estabilizantes (manter as características físicas de suspensões e emulsões). Frutos desidratados podem também ser fonte de renda para pequenos produtores.


Fonte: www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/29597/metodos-de-conservacao-desidratacao-de-frutos.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Buriti: Biojóia que vem da floresta

Por: Rayane Steffane
Buriti (Mauritia Flexuosa) é uma das mais singulares palmeiras do Brasil, dela se utiliza tudo, do seu fruto (Buriti) se come naturalmente, se faz doce, sucos, licores e se extrai o óleo, que tem valor medicinal como vermífugo, cicatrizante e energético natural, já de suas folhas geram fibras usadas no artesanato, para fazer, bolsa, brinquedo, toalha de mesa e bijuterias. O talo das folhas serve para fabricar móveis.  Quando a folha é jovem, produzem uma fibra bem fina, chamada de seda do buriti, utilizada para a fabricação de peças feitas com o capim-dourado.
Porém se engana quem acha que os benefícios do Buriti acabam por ai, em uma pesquisa realizada Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas, descobriu-se que o buriti, cultivado no cerrado da região amazônica, revelou altissímo teor de carotenóides em geral 513,87 g/g (microgramas por grama). Isso representa cinco vezes mais do que a quantidade encontrada na cenoura, atual grande representante destes nutrientes. O valor supera os índices de consumo diário recomendado que é de 90 a 180 g/g (ou 9 a 18 mg/100g). E isso em apenas 20 g/g da substância já dão um upgrade na avaliação de qualquer alimento do ponto de vista da prevenção de doenças. 

Para quem não sabe o carotenóide é um corante natural capaz de afastar males como cegueira noturna, catarata e até câncer que devem deixar a fama circunscrita à região amazônica, de onde se originam, para virar celebridades de norte a sul. É uma questão de tempo.



segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

É hora do Play



Por: Raissa Sayumy
É Fruit Ninja?
Já que o assunto é fruta, que tal um joguinho pra relaxar???
Fruit Ninja é um jogo de ação suculenta apreciada por milhões de jogadores ao redor do mundo criado pela Halfbrick Studios para os aparelhos Iphone, Ipad, Ipod Touch, para os sistemas Android e Windows Phone, para o videogame Xbox 360, para a rede social do Facebook e o sistema operacional Windows 8.
O jogo em si, tenta mostrar o ódio que os ninjas possuem pelas frutas, fazendo com que eles tentem ao máximo destruí-las. O jogo usa basicamente o recurso Touch Screen, na qual o jogador usa a sensibilidade ao toque para recursar de uma lâmina, e tentar cortar todas as frutas que aparecem na interface. Cada fruta adquire 1 ponto á partida. O segredo do jogo é tentar cortar mais de 3 frutas ao mesmo tempo, podendo assim ser realizados combos, que dão bônus extras. O controversa do jogo são as bombas, que atrapalham o jogo. Elas variam de acordo com o modo de jogo.
Modos de Jogo
Modo Clássico: é o jogo em que o jogador tentará fazer o máximo de pontos cortando todas as frutas que ver na interface, sem que corte as bombas e nem deixe de cortar nenhuma fruta. Quem joga neste modo, dispõe de 3 vidas. As vidas se perdem quando o jogador corta uma bomba ou deixa de cortar uma fruta.
Zen Mode: A partida é de 90 segundos, na qual não há vidas á cadeias de frutas que permite cortar a mesma fruta várias vezes. Bombas descontam 10 de todo o total.
Arcade Mode: A duração limite é 60 segundos. As bombas ainda descontam dez pontos. O que se acrescenta são as Bananas Especiais, são frutas que dão dedicatórias especiais ao jogo. Multiplayer Mode: É o modo em que o jogador ou melhor, os jogadores, disputam entre si a pontuação, em tempo real ou em desafio de disputa. O modo de jogo para a disputa varia.
Blitz
Blitz é um período do jogo em que o jogador ganha bônus por ganhar vários combos, possui um tempo limitado, o tempo se renova assim que se faz outro combo, os pontos se acumulam de acordo com o que o jogador desenvolve os pontos. Por exemplo, o jogador faz de início 5 pontos (o mínimo), acumula para 10, passa para 15, acumula para 20, 25 e 30 (o máximo). 30 pontos é o permitido.
Bônus Game: No final de cada partida se ganha um bônus, que varia de acordo com o que foi efetuado durante a partida.