sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Buriti: Biojóia que vem da floresta

Por: Rayane Steffane
Buriti (Mauritia Flexuosa) é uma das mais singulares palmeiras do Brasil, dela se utiliza tudo, do seu fruto (Buriti) se come naturalmente, se faz doce, sucos, licores e se extrai o óleo, que tem valor medicinal como vermífugo, cicatrizante e energético natural, já de suas folhas geram fibras usadas no artesanato, para fazer, bolsa, brinquedo, toalha de mesa e bijuterias. O talo das folhas serve para fabricar móveis.  Quando a folha é jovem, produzem uma fibra bem fina, chamada de seda do buriti, utilizada para a fabricação de peças feitas com o capim-dourado.
Porém se engana quem acha que os benefícios do Buriti acabam por ai, em uma pesquisa realizada Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas, descobriu-se que o buriti, cultivado no cerrado da região amazônica, revelou altissímo teor de carotenóides em geral 513,87 g/g (microgramas por grama). Isso representa cinco vezes mais do que a quantidade encontrada na cenoura, atual grande representante destes nutrientes. O valor supera os índices de consumo diário recomendado que é de 90 a 180 g/g (ou 9 a 18 mg/100g). E isso em apenas 20 g/g da substância já dão um upgrade na avaliação de qualquer alimento do ponto de vista da prevenção de doenças. 

Para quem não sabe o carotenóide é um corante natural capaz de afastar males como cegueira noturna, catarata e até câncer que devem deixar a fama circunscrita à região amazônica, de onde se originam, para virar celebridades de norte a sul. É uma questão de tempo.



4 comentários:

  1. Gostei desse post..e eu tenho uma bolsinha dessa ai da foto. :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da postagem.... eu não sabia de todas essas qualidades do buriti :D o texto está muito bem escrito!

    ResponderExcluir