sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Mapati, Uva-da-Amazônia, Imbaúba-mansa, e Uva-da-mata

Por: Rayane Steffane 
   O mapatizeiro nativo da floresta de terra firme da Amazônia Ocidental,  é cultivado nos estados do Acre, Amazonas e Pará e, em alguns municípios de outras regiões do Brasil.

  Fruteira que produz cachos de frutos muito parecidos com os das uvas, porém possui fácil propagação, crescimento rápido e rusticidade contra pragas e doenças, precocidade e boa produtividade.
  

  Os brotos foliares do mapatizeiro quando removidos liberam uma seiva aquosa, a qual é usada na medicina tradicional no combate as enfermidades dos olhos.

  
  São drupas formadas em infrutescências semelhantes aos cachos das uvas, bastante perecíveis após a colheita. 


  A polpa possui textura carnosa-suculenta, porém pouco fibrosa, mas com sabor levemente adocicado e agradável.
Contudo, é rico em carboidratos, fibras e minerais como cálcio, fósforo e potássio. 

  Costumeiramente os frutos são consumidos forma in natura,  apresenta potencial para preparação de doces, frutas em caldas e desidratadas, geleias, sucos e bebidas fermentadas. 
A maturação dos frutos nos cachos ocorre 4 meses após a polinização.

No interior dos frutos existe uma semente de tamanho grande; não toleram o armazenamento e perdem a viabilidade rapidamente; devem ser colocadas para germinar imediatamente após a retirada dos frutos.
(Afonso Rabelo-Engenheiro Florestal)





sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Frutas Secas

Por: Raissa Sayumy
As frutas secas estão aí para mostrar que a natureza também faz coisas boas em embalagens pequenas. Com gorduras, proteínas, vitaminas e minerais, elas ajudam a saúde do corpo, mas precisam ser consumidas com cuidado, para o efeito não ser o contrário. Embora seja uma escolha saudável, as frutas secas podem se tornar prejudicial à saúde se consumidas em excesso ou misturadas com outros ingredientes doces e salgados.
As melhores para a dieta: todas as frutas secas são quase iguais em termos de calorias por grama, e com consumidas moderação, elas são saudáveis para qualquer dieta. "Sua mistura de ômega-3, ácidos graxos, proteínas e fibras vai ajudá-lo a se sentir satisfeito", diz Judy Caplan, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética. As que possuem menor taxa de gordura são as amêndoas, pistaches e castanhas.
As melhores para o coração: embora todas as nozes contenham gorduras saudáveis para o coração e Omega-3, elas também possuem grandes quantidades de ácido alfa-linoléico (ALA). Estudos tem sugerido que o ALA pode ajudar a arritmias cardíacas, e uma pesquisa de 2006 sugeriu que as nozes espanholas foram tão eficazes como o azeite na redução da inflamação e oxidação das artérias após uma refeição gordurosa.
As melhores para o cérebro: os amendoins são tecnicamente leguminosos, mas geralmente entram no grupo das nozes. Eles são ricos em folato, um mineral essencial para o desenvolvimento do cérebro que pode proteger contra o declínio cognitivo. Como a maioria das outras nozes, amendoim também é cheio de gorduras saudáveis e vitamina.
As melhores para os homens: as castanhas-do-pará são ricas em selênio, um mineral que pode proteger contra câncer de próstata e outras doenças. Porém, coma com moderação: uma pesquisa recente deu a entender selênio em demasia pode estar ligada ao risco de diabetes tipo 2. Pecans também são boas para a saúde dos homens: elas estão carregadas com beta-sitosterol, que pode ajudar a aliviar os sintomas da hiperplasia prostática benigna (BPH), ou aumento da próstata.
As melhores para a prevenção de doenças: relativamente com baixa em calorias, as amêndoas têm mais cálcio do que qualquer outra fruta seca, o que faz dela um alimento ótimo para a saúde. Além disso, elas são ricas em fibras e vitamina E, um antioxidante que ajuda a combater a inflamação e, possivelmente, o câncer de pulmão e o declínio cognitivo.